quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Plantão de Polícia concorre ao prêmio Innovare deste ano



A orientação jurídica feita pelo programa Plantão de Polícia, do SGC (Redetv! Rondônia), todas as sextas-feiras, é um das seis práticas jurídicas de Rondônia inscritas junto ao VI Prêmio Innovare deste ano. A prestação de serviço está sob a responsabilidade da advogada Verônica Cordovil, informou Dalton Di Franco, editor-chefe, produtor e apresentador do programa. O trabalho executado pelo programa policial de maior audiência no Estado é uma ação de cidadania que se enquadra no projeto do prêmio que busca identificar práticas que garantam a ordem social, onde os direitos e liberdades das pessoas possam ser plenamente realizados a partir de uma justiça que solucione os conflitos de forma ágil e com qualidade.


O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare e conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP, da Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, da Associação Nacional dos Juízes Federais – AJUFE, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, da Associação Nacional dos Procuradores da República - ANPR e das Organizações Globo.


Segundo a comissão organizadora, o Prêmio Innovare foi criado para identificar, premiar e divulgar práticas inovadoras do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia que estejam contribuindo para a modernização dos serviços da Justiça. A sexta edição do prêmio deste ano concentra seus esforços em torno do tema escolhido por seus conselheiros e diretores: justiça rápida e eficaz.

A premiação valorizará práticas que se revertem em benefício direto da população, aumentando a segurança pública e pacificando a sociedade, que é a linha de trabalho do programa. “Além de orientar, o programa contribuiu para a solução de conflitos”, disse a advogada que todas as sextas-feiras comparece ao vivo para esclarecer assuntos e encaminhar os problemas às esferas da Justiça. “São casos de alimentos, seguro DPVAT, aposentadorias, esclarecimentos sobre direitos, entre outros assuntos”, explica advogada. O Plantão de Polícia está prestes a completar cinco anos ano ar.


Na última terça-feira um representante da OAB-RO esteve na Redetv! Rondônia, em Porto Velho, avaliando os resultados da prática desenvolvida pela advogada Verônica Cordovil. Todas as práticas inscritas estão avaliadas por consultores especializados e julgadas por personalidades do mundo jurídico, acadêmico e empresarial que integram a Comissão Julgadora.


Neste ano, um dos fundamentos para escolha do tema é a comemoração dos 60 anos da declaração dos direitos humanos, ocorrida em 10 de dezembro de 2008. Participam do prêmio magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos e advogados.


Os critérios para a seleção das práticas premiadas são: eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. Além de troféus e placas de menção honrosas, será entregue o prêmio de R$ 50.000 aos vencedores do primeiro lugar, em cada categoria. O Prêmio Innovare conta com um banco de dados com mais de 1000 práticas inovadoras.

Nenhum comentário: