sexta-feira, 21 de março de 2008

Dalton Di Franco disponibiliza na Internet trabalho sobre a segurança pública


Sem apoio para publicar seu livro Agentes da Lei, sobre a história dos organismos de segurança pública de Rondônia, o jornalista Dalton Di Franco decidiu, numa forma de protesto, disponibilizar na Internet a partir da sexta-feira 21, todo seu trabalho de pesquisa, que pode ser acessado e copiado, sem qualquer custo, no endereço eletrônico http://agentesdalei.blogspot.com/.
No site, Dalton Di Franco fala sobre o trabalho que durou muitos anos e explica a capa inserida no blog que leva o nome do livro. Trata-se, segundo ele, da “Capa de um livro que não foi impresso por falta de apoio. Ao longo de muitos anos produzindo este trabalho busquei apoio para publicá-lo, mas não consegui encontrar nas nossas autoridades. Infelizmente falta visão aos governantes”, lamenta.
Para que todo trabalho de pesquisa não se perdesse e, numa atitude de protesto, Dalton Di Franco decidiu disponibilizar o conteúdo na internet, para acesso de todos.
“A todos que lerem ou que vierem a copiar o material para efeito de estudo ou mesmo para conhecer a história de nossos anônimos policiais, sou mui grato, certo de que não terei levado, ao morrer, tudo o que consegui saber de nossos antepassados”, afirma.
O trabalho feito por Dalton Di Franco conta a história da segurança a partir dos primórdios. Aborda, na caso da região, o surgimento da Polícia na época em que as terras de Rondônia pertenciam aos estados do Mato Grosso e Amazonas. Conta como nasceu a Guarda Territorial, a Polícia Militar, a Polícia Civil, além da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária, do Detran e do sistema penitenciário.

EXPLICAÇÃO
Alguns hão de estranhar o título que está inserido na imagem colocada na página eletrônica. “Na verdade, foi uma variação sugerida por um amigo professor. Numa homenagem resolvi deixar assim, mas, na verdade, trata-se de AGENTES DA LEI, numa referência àqueles que executam a lei. A foto eu mesmo a fiz, certa ocasião, quando acompanhava policiais militares na prisão de suspeitos na zona Leste. Num misto de inspiração, ao ver o giroscópio ligado, resolvi tirar a foto que hoje tão bem ilustra este trabalho.

SUGESTÕES
Dalton Di Franco informa estar aberto às sugestões e até mesmo às críticas, “afinal como tenho aprendido na disciplina de Humanidades I, de Direito, a verdade é discutível e, como ser humano, não sou o dono da verdade”, brinca.
Com cerca de 30 anos de atuação na imprensa de Rondônia, Dalton Di Franco, que também é administrador de empresa, professor universitário e bacharelando em Direito, diz que se arriscou pelos “caminhos de levantar um pouco da nossa história. Posso até dar-me por satisfeito: já fiz cinco filhos, plantei várias árvores e agora estou publicando pela internet este livro digital, conclui, dedicando a Deus toda Glória”.

Um comentário:

DGimas disse...

Olá Dalton gostaria que vc comentasse ai no seu programa sobre o ultimo concurso da pm, que foram chamados 780 para realizar a academia agora em 2010, sendo que no edital está 800 vagas. E vale lembrar que foram formados apenas 753 policiais e que agora colegas que fizeram academia informaram-me que la na academia ja corre boato de um novo concurso para 1.200 vagas ano que vem 2011, sendo que nós nem fomos chamados ainda. E sem contar que ja fomos investigados, ja entregamos documentos e todos os exames medicos que inclusive foram caríssimos quando fizemos, devido a greve na saude que na época foi junto com a entrega dos exames e NÓS candidatos fomos *mesmo que* obrigados a fazer particular. Queria uma resposta do governo quanto a isso, por que isso não é justo com nós, o governo está querendo fazer o mesmo com agente o que fizeram com os agentes, e nós ainda é pior por que no edital está dando que são 800 vagas, e foram formados 753, ou seja,ainda faltam 47 alunos serem chamados para academia.

Gostaria muito que o senhor comentasse ai no seu programa para que obtenhamos resposta das autoridades.Se realmente procede a informação de um novo concurso.


Grato

Mauricilio